O que é Minimalismo?

Nas últimas décadas, os conceitos de construção tem se transformado fazendo surgir novos estilos. Um deles é o minimalismo. Esse movimento influenciou diretamente as manifestações artísticas, no design e na arquitetura. Porém, a arquitetura minimalista foi mais além, alterando completamente o ponto de vista, tornando o minimalismo um modo de vida.

Esse movimento veio como uma renúncia ao consumismo exacerbado, valorizando a simplicidade e o funcionalismo. Se utiliza de materiais e do mobiliário para dar personalidade, valorizando o vazio dos espaços e a limpeza estética. 

A praticidade tem sido alvo de busca mais constante na vida das pessoas que apreciam uma rotina sólida, levando ao abandono do excesso. Tudo que for desnecessário, não tem mais lugar, não é mais bem-vindo. O espaço antes criado para abrigar tralhas e utensílios que “talvez” um dia pudesse ser útil, já não faz mais parte dos planos de uma família moderna. E é disso que se trata o minimalismo: manter apenas o que é necessário. Daí a famosa frase ‘menos é mais’. 

Um dos mestres do minimalismo é o arquiteto Mies Van Der Rohe, que ajudou a criar o estilo, fazendo uso de aço industrial e vidro em suas obras, sempre com muita luz e simplicidade, criando espaços abertos e sem obstáculos.

Mies Van Der Rohe
Mies Van Der Rohe
Pavilhão de Barcelona
Pavilhão de Barcelona

 

A arte e o design minimalista de Mies Van Der Rohe.

Design de cadeira minimalista
Design de cadeira minimalista

O estilo minimalista é caracterizado pelo uso de cores suaves e neutras, e poucos móveis trazendo a sensação de amplitude. Porém, a ideia é subtrair tudo o que é desnecessário em favor de alocar somente o indispensável. Os móveis tem linhas retas e formas simples, poucos objetos, sendo tudo o mais funcional possível.

O resultado é: construções despojadas de adornos, uso de poucos elementos, design simples e formas lineares. O objetivo é representar um alto padrão baseado na simplicidade dos elementos que compõe o ambiente, tanto no espaço quanto nas cores. O minimalismo preza ao máximo pela simplicidade e sofisticação. As edificações nesse estilo ficam mais claras, mais abertas e mais iluminadas, retirando completamente a sensação de claustrofobia muito comum em construções antigas. 

Casa Farnsworth por Mies Van Der Rohe
Casa Farnsworth, por Mies Van Der Rohe. Ao lado, interior no estilo minimalista.

Minimalismo

Conheça mais sobre o estilo minimalista em nossos outros posts. Deixe um comentário com dúvidas ou com o assunto que você gostaria que abordássemos.