Ao pensarmos em conceitos de moradia, devemos levar em consideração os hábitos urbanos, que já não são os mesmos de alguns anos atrás. A ideia de conforto e espaço está em constante transformação e isso se dá tanto pelas modernizações da era digital quanto pelo ritmo urbano imposto à população.
Dessa forma os modelos de casas começaram a mudar, de casas grandes e espaçosas, para casas pequenas e compactas, onde os espaços são pensados de forma flexível e inteligente. O ambiente e os móveis são planejados em conjunto, otimizando o ambiente sem sobras de espaço. Os móveis, agora embutidos, se tornam práticos, os sofás, viram camas, as mesas, podem ser dobráveis, os ambientes, integrados, e a decoração, minimalista.
A integração de ambiente teve origem através dos lofts e tem se popularizado muito nos últimos anos.
As pessoas passam o dia fora trabalhando e, ao chegarem em casa e se reunir com a família, torna a ocasião muito mais agradável e fluída, pois quem está na cozinha consegue conversar e interagir com quem está na sala de estar ou de jantar, sem mais aquela parede entre elas.
Outro ponto a ser considerado, é que ao integrar ambientes, a circulação das pessoas se torna mais fácil, sem tantos corredores e portas. A ventilação e a iluminação natural também adentram de forma mais ampla, deixando a casa com mais frescor
O que tem se tornado comum também são as varandas Gourmet. Integrar a sala através de uma porta grande de vidro com a varanda, ou as salas com as sacadas, gera uma passagem para o ambiente externo, proximidade com a natureza e amplia o espaço para um encontro com amigos, sem a necessidade de ter dois ambientes grandes para isso
A qualidade e o conforto ambiental são importantes e precisam ser pensados e projetados para esses espaços mais reduzidos. O projeto arquitetônico é fator fundamental na qualidade do produto final, que nada mais é que a sua própria casa.
O desafio, é conceber e criar ambientes que priorizam aspectos de conforto, funcionalidade e estética, sem esquecer as virtudes arquitetônicas fundamentais para transformar o espaço. Resumindo, a principal função de um projeto arquitetônico de uma casa compacta e moderna, é o bem-estar das pessoas que ocupam esse ambiente.