Como financiar a casa própria
O sonho da casa própria acompanha o brasileiro desde muito cedo, antes mesmo de casar e constituir família. Na verdade, tudo é parte de um grande sonho, mas para realizá-lo é importante ter um planejamento até dos pequenos detalhes. Ter o dinheiro pra investir no imóvel dos sonhos nem sempre é a realidade de todos. Mas isso não quer dizer que o sonho não pode ser realizado ou adiado indefinidamente. É para isso que temos os vários tipos de financiamentos, que contemplam diversas situações e pode te ajudar a realizar o sonho da sua moradia própria.
O que é um financiamento?
Quando alguém compra um imóvel ou algum bem de alto valor, é possível conseguir um credor que vai arcar com o valor dessa aquisição. Os financiamentos são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia que quem compra quer financiar. Após contrato assinado, o comprador deve pagar o banco que quitou sua dívida uma parcela mensal previamente acordada e que está presente no contrato. É importante lembrar que durante o período de pagamento, isto é, antes da quitação do imóvel, o dono não pode negociar o imóvel.
São muitas as instituições bancárias que oferecem financiamento e o que os diferencia entre si são as condições de pagamento, as taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.
Financiamento é algo sério, é uma realização de vida e que demanda muita responsabilidade. Então, pense bem, peça referências, faça sua pesquisa para saber qual o melhor banco para você. Depois de escolhido um deles, o próximo passo é ir até uma agência e conversar com um gerente para conhecer o procedimento e as etapas que permitirão a liberação de crédito para o seu empreendimento
Documentos
Basicamente, será necessário apresentar originais e cópias do RG e CPF (do casal, quando for o caso), dos comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda do casal, quando for o caso).
Autônomos podem comprovar renda por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento por trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por contador.
Pessoas que não têm conta em banco e são profissionais liberais (trabalhadores rurais, ambulantes, diaristas, barbeiros, cabeleireiros, entre outros), serão orientados a preencher uma ficha de cadastro e serão orientados caso a caso por um gerente de contas, quais documentos devem ser entregues.
O valor das prestações não pode passar de 30% da renda familiar bruta. A comprovação de renda do comprador indicará sua capacidade de pagamento das prestações. Além disso, também é feita uma análise cadastral para verificação do nome nos cadastros de inadimplentes. Não havendo problemas, a liberação de crédito é aprovada com um período de validade que varia de acordo com o banco. Mas entenda que foi apenas aprovada a liberação de crédito. O dinheiro ainda não é liberado nesse momento.
Avaliação do imóvel
Por meio de uma empresa, engenheiro ou arquiteto, o banco realiza a avaliação do imóvel a ser financiado para confirmar o seu valor. Então a instituição financeira elabora o contrato e pede a assinatura do comprador e vendedor. O contrato deve ser registrado em cartório e levado à agência bancária. Só então, é liberado o crédito, e o vendedor é pago. Com isso, o comprador começa a pagar as prestações mensais para quitar sua dívida com o banco.
Tipos de financiamentos
Os financiamentos para compra de casa ou apartamento novo ou usado podem ser realizados com a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Há ainda a opção de financiamento direto com a construtora que oferecem maior flexibilidade na negociação como a inexistência de limites de valores, renda e taxa de juros.
Esperamos ter ajudado você a compreender os procedimentos, processos e documentos necessários para iniciar um financiamento. Repetimos, é a realização do seu sonho, faça de maneira que possa desfrutar e evitar dores de cabeça e arrependimentos. Procure pessoas qualificadas para lhe orientar. Um arquiteto pode ter todas as respostas que você precisa e ainda te ajudar a construir uma casa moderna, viável e agradável, com conforto, idealizada especialmente para você e sua família.
Se você quiser ter uma ideia de como seria o financiamento pra você em questões genéricas de valores, o site oficial da Caixa Econômica Federal disponibiliza ferramentas online e gratuitas, onde você pode fazer testes e emular as condições próximas à sua realidade e saber o que o espera mais à frente. Acesse os links abaixo e comece a pôr em prática os seus planos e, lembre-se, a AeS tem arquitetos incríveis que pode te ajudar. Visite nosso site, redes sociais ou chame no WhatsApp. Comente e tire suas dúvidas aqui mesmo na página. Aguardamos por você!
Links:
Simulador Habitacional CAIXA e Crédito Real Fácil CAIXA
Fontes: Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Caixa Econômica Federal (CEF), Federação Brasileira de Bancos (Febraban).